SGQ - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
O que é?
SISTEMA DE GESTÃO é uma maneira como a organização estabelece suas operações para realizar suas metas e alcançar seus objetivos.
SGQ - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE é a maneira como uma organização estabelece suas operações para satisfazer as exigências da seus clientes e outras partes interessadas afetadas, ao fornecer produtos e/ou prover serviços.
O SGQ é o sistema que gera valor para o cliente, atende exigências legais e regulamentares no fornecimento de produto e provimento de serviços. Responde pela linha direta entre a identificação de uma necessidade do cliente como uma oportunidade de negócio e a satisfação desta necessidade como a realização da estratégia estabelecida para o negócio.
Um bom sistema de gestão da qualidade pode trazer benefícios para organizações de todos os tamanhos e todos os setores, desde o salão de beleza do bairro até um grande hospital de referência.
Uma das principais melhorias da revisão 2015 da ISO 9001 foi a melhoria na estrutura de apresentação e na redação do texto para torná-lo acessível a todos os tipos de empresas, incluindo organizações orientadas a serviços.
Uma organização dispõe de outros sistemas de gestão para atender suas necessidades e a ISO também publica outras normas para alguns desses sistemas como:
ISO 14001 para meio ambiente
ISO 45001 para saúde ocupacional e gestão da segurança.