ISO 9001:2015

O que é?

"ISO 9001 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - REQUISITOS" é uma norma internacional que estabelece as exigências para um SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.

É fruto da experiência coletiva de mais de 1.000.000 de empresas certificadas em 169 países e do conhecimento dos especialistas internacionais do comitê técnico 176 da "ISO - the International Organization for Standardization" que a publica.

A cada 5 anos a norma é revisada para atualizar seus conceitos e validar os resultados obtidos com sua aplicação.

O diagrama que segue representa graficamente a estrutura do SGQ com base na ultima revisão da ISO 9001 publicada em 22/09/2015.

VANTAGENS DE USAR ISO 9001:2015

GANHOS DO SGQ

As organizações que têm Sistema de Gestão da Qualidade certificados com base na norma ISO 9001 relatam ter alcançado como principais benefícios:

- LUCRO: Aumento das vendas e lucro;

- PRODUTIVIDADE: Maior produtividade e redução de custos;

- IMAGEM: Melhoria da reputação decorrente da certificação e conquista de novos mercados.

Além de vantagens operacionais como:

- Colocar o cliente em primeiro lugar e desenvolver consistente cultura de satisfazer suas necessidades;

- Melhorar a avaliação do contexto de negócios onde atua tendo clareza de seus objetivos e identificando novas oportunidades;

- Aumentar a eficiência, alinhamento e entendimento dos processos internos focado nos resultados;

- Atendimento a leis, normas e regulamentos necessários;

- Identificar e considerar os riscos operacionais associados aos processos para elevar as taxas de sucesso.

SGQ - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

O que é?

SISTEMA DE GESTÃO é uma maneira como a organização estabelece suas operações para realizar suas metas e alcançar seus objetivos.

SGQ - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE é a maneira como uma organização estabelece suas operações para satisfazer as exigências da seus clientes e outras partes interessadas afetadas, ao fornecer produtos e/ou prover serviços.

O SGQ é o sistema que gera valor para o cliente, atende exigências legais e regulamentares no fornecimento de produto e provimento de serviços. Responde pela linha direta entre a identificação de uma necessidade do cliente como uma oportunidade de negócio e a satisfação desta necessidade como a realização da estratégia estabelecida para o negócio.

Um bom sistema de gestão da qualidade pode trazer benefícios para organizações de todos os tamanhos e todos os setores, desde o salão de beleza do bairro até um grande hospital de referência.

Uma das principais melhorias da revisão 2015 da ISO 9001 foi a melhoria na estrutura de apresentação e na redação do texto para torná-lo acessível a todos os tipos de empresas, incluindo organizações orientadas a serviços.

Uma organização dispõe de outros sistemas de gestão para atender suas necessidades e a ISO também publica outras normas para alguns desses sistemas como:

ISO 14001 para meio ambiente

ISO 45001 para saúde ocupacional e gestão da segurança.

CERTIFICAÇÃO ISO 9001 É OBRIGATÓRIA?

NÃO.

Não. A certificação dos sistemas de gestão da qualidade não é obrigatória.

Você pode adotar ISO 9001 para melhorar seus processos e assegurar a satisfação dos requisitos de seus clientes e dos requisitos regulamentares aplicáveis a seu produto ou serviços e a CONSISTE recomenda que o faça, sem contudo contratar uma empresa certificadora para auditar e recomendar a certificação de seu sistema de gestão.

Quando um cliente exigir a certificação como um requisito para seus fornecedores, e muitos órgãos governamentais o fazem, então, será exigido (por este cliente) a certificação do SGQ de sua organização.

O esquema abaixo ilustra a estrutura mundial de certificação, que garante o reconhecimento internacional dos certificados emitidos.

XTR & ISO 9001

XTR- MÓDULOS BÁSICOS Implemente a ISO 9001 com o XTR

Depoimento


Tadeu Figuera

Diretor da FATOS & DADOS

Químico com especialização em análise instrumental pela Unicamp

Tecnólogo em Processos Petroquímicos pelo Centro de Tecnologia da Bahia com especialização em administração e gestão da qualidade (UFBA)

Desde 1973 atua na área da qualidade para a indústria química e petroquímica

Professor de pós-graduação em distintas instituições de ensino

Sócio-gerente da Fatos e Dados e consultor organizacional, tendo preparado centenas de empresas para certificações de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Sistema Integrado de Gestão

Coautor dos livros Cromatografia gasosa: manual prático (Instituto Brasileiro do Petróleo - IBP, 1983) e Gestão da pequena empresa: guia para implantação da ISO 9001 (EPSE, 2004).


Compartilhe essa página

CONSISTE Social - Siga-nos!  

A CONSISTE

Av Vasco da Gama, 2931 - 2º andar
CEP: 40240-090
Brotas - Salvador/BA - Brasil
Fone: (71) 2102-6969
Fax: 2102-6999

E-mail: contato@consiste.com.br

Todos os Direitos Reservados

Copyright 2011 CONSISTE Consultoria e Sistemas Ltda - Proibida a reprodução, parcial ou total, de qualquer conteúdo deste site, sem autorização prévia.