Servir ou ser servido?
Por: Adriano Aquino
Eu me sinto melhor servindo. Para mim é mais desafiador e empolgante do que ser servido.
Ser servido me coloca em estado de espera e expectativa, o que definitivamente não é o meu caso. A questão de servir nos dá responsabilidade e possibilidade de mudar tudo, de fazer diferente e criar novos caminhos.
Acho que isso explica porque algumas pessoas são mais empreendedoras do que outras, pois algumas nascem para serem servidas e outras nascem para servir.
Se você SERVIU o seu cliente, isso quer dizer que antes de servi-lo você procurou conhecê-lo para entender as suas necessidades, e principalmente saber quais as suas expectativas. Com isso sua possibilidade de atendê-lo como ele espera aumenta e muito. Sendo assim, SERVIR tem como pré-requisito um bom planejamento.
E esse servir é amplo, missão de vida, dentro e fora da empresa, pois servindo a todos entre si, seremos mais compreensivos no ato de entender e fazer certo, no ato de ter consideração pelo colega e no ato fundamental de atender as suas necessidades e as do outro. E me vem à mente aquela velha frase "DÊ UM SORRISO E VOCÊ RECEBERÁ OUTRO DE VOLTA".
Servir requer pessoas. Toda consequência do servir perpassa o indivíduo e de como ele encara o ato de servir. O foco deixa de ser aquele que serve e passa a ser também quem é servido.
O importante para mim é que este ato seja feito com prazer.
Voltar