A cidadania pelo prazer de servir
Por: Antonio dos Anjos Brito
No papel de líder, o prazer de bem servir aumenta à medida que os atores do processo estejam engajados nos mesmos propósitos em benefício da coletividade. Esse comprometimento só é obtido pelo exemplo, respeito e pela honestidade de princípios: discurso = ação.
Duas áreas de atuação merecem destaque:
1. Paradas de Manutenção das empresas do Pólo Petroquímico: Quando elas aconteciam concomitantemente, eram uma verdadeira corrida de fundo, pois lidávamos com a chamada “escória do pólo”, profissionais de grande competência técnica, mas problemáticos. O segredo do sucesso estava em mostrar a cada profissional que ele era peça importante naquela engrenagem.
2. Serviço portuário: Os portos com seus problemas seculares ainda se constituem em verdadeiros entraves para alçar o Brasil no rol dos países desenvolvidos. Nos portos de Salvador e Aratu conseguimos romper o secular corporativismo, sustentados pelo processo educacional, transparência, segurança e a valorização da mão-de-obra portuária.
Realizamos o primeiro processo seletivo nacional para esse tipo de mão-de-obra nos moldes das empresas privadas mais exigentes e tivemos a oportunidade de romper o tradicional “clube do bolinha” admitindo a primeira mulher para o exercício de atividade braçal no segmento. No segundo processo ousamos ainda mais, admitindo duas mulheres para atividade de estiva, isso mesmo, duas mulheres estivadoras, quebrando paradigmas.
A repercussão das iniciativas deste trabalho nos Portos de Salvador e Aratu foram tão impactantes que motivou a Rede Globo fazer matéria para o Fantástico.
SER UM ETERNO APRENDIZ NOS TORNA MAIS JOVENS!
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