Uma vida em prol da educação
Por: Anaci Paim
Como professora, dediquei a minha vida profissional à educação básica, de início, nos Colégios Santíssimo Sacramento em Alagoinhas e Instituto de Educação Gastão Guimarães em Feira de Santana. A influência materna contribuiu para cristalizar o entendimento de que ensinar é despertar capacidade de sonhar, a crença de que é possível mudar o mundo.
A formação na UEFS possibilitou a participação em vários projetos. Iniciando como aluna, monitora de geografia, professora de geografia, Coordenadora de cursos, área de conhecimento, projetos de extensão, pró-reitora e reitora. A gestão na UEFS reafirmou os compromissos com a comunidade, consolidando seu papel no desenvolvimento sócio-político-cultural no semi-árido. A UEFS é assim, patrimônio da comunidade, centro de produção e socialização do conhecimento, em defesa da melhoria da qualidade da vida.
A vivência maior na gestão possibilitou entender que a universidade se constitui contra a monotonia e no exercício da reflexão da crítica e da sociedade que a institui. Uma universidade não se reconhece pela imponência do seu espaço físico, número de professores, alunos e cursos, pela estrutura administrativa, funcionamento de sua máquina, mas sim, pela produção do conhecimento, qualidade do ensino e relevância da pesquisa cientifica que contribui para construção de uma sociedade fundada na justiça, na paz, e na dignidade do homem. Não é assim uma instituição acabada, ou entidade abstrata, mas uma realidade concreta, historicamente situada, que expressa às complexas e contraditórias relações da sociedade da qual emerge.
Da UEFS e da Secretaria da Educação ficam o entendimento claro de que nenhuma grande transformação da sociedade ocorrerá sem a Educação.
Voltar